miércoles, 23 de mayo de 2012

(12)DE PASO POR SAN ILDEFONSO SARAMAGO Y MUEK

A CONSISTÊNCIA  DOS SONHOS

JOSÉ SARAMAGO

Sobre a exposição  eu achei a primeira vez que a vi, foi que era uma exposição muito completa, ademáis de porreira , claro, porque contem os objetos todos pessoais; além disso a exposição é muito descriptiva e é impossível não saber  o que o Senhor José Saramago fez na sua vida íntima e profissional. Também achei que a exposição foi ampla e interativa, muito bem montada, os factos visuais, de audio e a colocação das fotografías, cartões escolares e manuscritos foram perfeitos. Adorei


Os três factos que encontrei mais interesantes foram as fotografías que o senhor Saramago tirou como jornalista e pela paixão por Portugal, também suas fotos familiares  e com Pilar del Río, e de quando era criança.

Outras coisas muito interessantes foram os manuscritos  dos seus livros, não podía acreditá-lo ¡é verdade!  Já que são a primeira cópia do livro e a que escreveu com suas próprias maõs; e o último facto que me deixou impressionado  foram os livros todos juntos, quase quis roubá-los porque eran em portugués e em diversas línguas.

Eu gostaria de ler todos seus livros, mas pelo momento quero ler “A viagem a Portugal”, O evangelio segundo Jesuscristo”, “Ensaio sobre a cegueira”, e “O homem duplicado” em portugués.



Tenho vontade de ler  “A jangada  de pedra”, “As intermitencias da norte” e “Caim” por que me interessa  muito o tema fantástico  que escreve sobre  que a  península se desprende de Europa e viaja por todos partes, também  pela criatividade e paradoja que maneja sobre o que acontecería  se a gente  deixasse de morrer. Em Caim quero saber se volta a manejar questões religiosas.

O senhor José Saramago é importante  para humanidade  por que sobresaiu como jornalista, foi muito observador e imaginativo, da realidade  soube escrever  as paradojas da vida, sempre fez pensar refletir aos leitores por que a pesar de escrever sobre surrealideades, a verdeade era que escreviu sobre os contrastes do mundo como a religião católica; por exemplo  acho que um escritor que  também é jornalista tem a capacidade mais que de olhar, de ver  e acho que por isso Saramago é importante  por que as curiosidades, as realidades e verdades do mundo ele as escreviu sem importar se ele era censurado; ele aportou á humanidade sua visão do mundo, um mundo louco que criticou e analiçou. É verdade que tem o premio Nobel de literatura, mas isso sómente é um reconhecimiento geral.



Penso que todo escritor escreve da sua vida , mais da su infancia, mas pelo que já  li de Saramago, ele faz relação as histórias dos seus livros  com sua profissão no jornalismo  e a paixão que esta muito relacionada com escrever e opinar.
Sinto que Saramago amava imensamente Portugal, por tanto esteve orgulhoso da sua origem  e os primeiros escritos, contos e livros  falam sobre pequeñas histórias  de Portugal, sua origem e história como país.ele sempre incluiu Portugal nas suas histórias, um exemplo é o seu livro  “A viagem a Portugal”.



Os filmes em geral foram parte indispensável da exposição, por que são a prova do transcurso da sua vida profissional  como escritor e jornalista, lembro-me de filmes onde a maioria tinham entrevistas que Saramago fez para falar sobre seu trabalho literário, também há outro que falava sobre como Saramago conheceu Pilardel Río; gostei das entrevistas nas otras línguas, como uma reportagem  em francés e inglês. Também houve um filme curto baseado em uma história muito engraçadinha; acho que o filme “José y Pilar” e um filme maior e é a expressão dos seus últimos anos de vida com Pilar.



Toda pessoa que diz a verdade é contovertida, concordo totalmente  com Saramago por que pensó que teve razão em quanto á “religião, sempre me lembro e sua censura por escrever o livro “ O evangelio segundo Jesuscristo e também acredito que a  religião católica é errada. Por outra parte  concordo com seu estilo para escrever, Saramago escreveu  com ironia, crítica e paradojas, o que me lembra quando eu li “Ensaio sobre a cegueira” por que a mensagem que Saramago quis trasmitir é que vivemos num mundo de cegos, todos olhamos mas ninguem vê, a crítica sobre o ser humano e o homem moderno é verdade, conocordo, mas em vez de censurá-lo, temos que lê-lo e escutá-lo.

Não me lembro das frases da exposição, mas há algunas  que não esqueço, retomando  o que diz  o livro “Ensaio sobre a cegueira”e é frase preferida do meu profesor : “Se podes olhar, vê, Se poder ver, repara”o que simplifica  o anterior que eu disse; também gosto das frases que fazem ironia á igreja em o evangelio segundo Jesuscristo, onde Deus utiliza a Jesuscristo para que a gente  acredite nele. Mas a melhor frase a encontrei  no livro  a viagem a Portugal por que descreve aos portugueses numa forma real , por que diz : “ Os portugueses não são indiferentes ao humor.”

________________________________________________________________

HIPERREALISMO DE ALTO IMPACTO


 RON MUEK

Ron Muek es un escultor australiano que comenzo en el arte de los efectos especiales en cine, sus creaciones rompen con la realidad y crean en los expectadores un impacto profundo que nos hace preguntarnos, ¿es real? 


Indescriptibles  piezas humanas que con exactitud y detalle reflejan al cuerpo humano y la textura de su piel  a gran escala, hasta no ver , no creer.



 Los dejamos con el video DE Paso por San Ildefonso, esperando que les agrade, conozcan más sobre estas exposiciones :D



No hay comentarios:

Publicar un comentario